quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pres. e Vice da APEAC são empossados no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB

Procurador Mayko Maia será empossado em novembro

Em sessão solene realizada no fim da tarde ontem (26), o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre - APEAC, Cristovam Pontes de Moura, e o Vice-Presidente da entidade, Gerson Ney Ribeiro Vilela Junior, tomaram posse como membros titulares do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre.

Procuradores são presenteados com obras jurídicas.

Para fazer parte do TED, os advogados devem ter notável saber jurídico, reputação ético-profissional ilibada e mais de cinco anos de efetivo exercício profissional.

Aos novos membros, o Tribunal entregou o Estatuto da Advocacia e compêndio de legislação da OAB e o vice-presidente, Jorge Araken Faria da Silva, os presenteou com diversas obras de sua autoria.

Na oportunidade, o advogado Roberto Vieira Sathler Vieira, nomeado no início do mês, fez a leitura do juramento, completando, assim, os três novos membros da casa.

Novos membros participaram da sessão de julgamento.

O TED é responsável por julgar processos disciplinares, orientar e aconselhar os inscritos na Seccional sobre Ética Profissional, buscar a mediação e conciliação em representações entre advogados, questões éticas, dúvidas e pendências entre advogados, envolvendo honorários, entre outros. Atualmente, é composto por nove membros, tendo como presidente o advogado Wanderley Cesário Rosa e como vice-presidente o advogado Jorge Araken Faria da Silva.

Em seu discurso de boas vindas, Jorge Araken saudou os novos membros e falou sobre o papel do Tribunal. “Não pode haver atividade alguma sem ética. Aqui, nós iremos julgar nossos colegas. Não somos melhores que eles, mas temos de fazê-lo”.

E encerrou com as seguintes palavras. “Essa casa é, antes de tudo, uma casa de Justiça”

Os novos integrantes da Corte receberam as boas vindas de seus colegas e ressaltaram a importância da representação da Advocacia Pública no Tribunal. "Devemos velar pela ética no exercício da Advocacia, apreciando com medidas de justiça os processos que chegarem a nosso julgamento, inclusive para prestigiar os Advogados que atuam observando os preceitos éticos da profissão, pois essas normas são os valores primários que tornam sagrada a Advocacia", ressaltou Gerson Vilela.

Na sequência, foi encerrada a solenidade de posse e dado início à sessão de julgamento, já com os novos componentes.

No próximo mês, outro membro deverá integrar o Tribunal, uma vez que na sessão do mês de novembro está agendada a posse do Procurador do Estado Mayko Figale Maia.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/AC.

Nenhum comentário: