terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Procuradores elegem novos membros do Conselho da PGE

Durante a última sexta-feira (16), os Procuradores compareceram à urna localizada no auditório do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para escolher os novos membros do Conselho da Instituição.

A eleição se refere aos membros que representam a carreira no órgão, nas classes I, II e III, para um mandato de dois anos. Além deles, o Conselho tem, como membros natos, o Procurador-Geral do Estado, o Procurador-Geral Adjunto e o Corregedor-Geral.

Para a função, foram eleitos os seguintes Procuradores:

Classe I - Mayko Figale Maia (titular) e Maria Eliza Schettini Campos Hidalgo Vianna (Suplente);

Classe II - Luciano José Trindade (titular) e Paulo César Barreto Pereira (suplente);

Classe III - Maria Lídia Soares de Assis (titular reeleita) e Francisca Rosileide de Oliveira (suplente).

Dentre as competências do Conselho da PGE, destacam-se a atribuição para aprovar o Regimento Interno da PGE, regulamentar e deliberar sobre processos de promoção de Procuradores, julgar reclamações e recursos contra inclusão, exclusão e classificação em tais processos e encaminhá-los ao Procurador-Geral, bem como deliberar sobre as decisões nas sindicâncias e processos administrativos disciplinares promovidos pela Corregedoria Geral, indicando ao Procurador-Geral as penalidades a serem aplicadas. Ressalte-se que o Corregedor-Geral não tem direito a voto nos procedimentos por ele instruídos.

"Os novos Conselheiros iniciarão o ano com a importante missão de dar vazão aos processos de promoção dos Procuradores, atuando ainda como filtro democrático para a atuação da Administração Superior da PGE", declarou o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC), Cristovam Pontes de Moura.

Nenhum comentário: