quarta-feira, 2 de junho de 2010

PGE regulamenta atividade de estágio

Evento teve a participação do Presidente da APEAC

Foi assinado, nesta sexta-feira, 28/5, o Regulamento da Atividade de Estágio da Procuradoria-Geral do Estado do Acre, que estabelece normas para acompanhamento das atividades de estágio de estudante de ensino superior na PGE e dá outras providências. E evento teve a presença de procuradores, orientadores e dos estagiários da Instituição.
Procuradores, servidores e estagiários prestigiaram o evento.

Em seu discurso de abertura, o Procurador-Geral do Estado, Roberto Barros, relatou sua trajetória profissional, do ingresso na faculdade até o cargo atual, dando ênfase ao período em que trabalhou como estagiário. Roberto Barros classifica essa etapa como determinante para o seu desempenho. “O sucesso de hoje se deve à dedicação, estudo e oportunidades que me foram dadas nas instituições em que estagiei. Nelas tive meu primeiro contato com a máquina pública e o que aprendi aplico até hoje”, afirma o procurador-geral, com o intuito de motivar os estudantes.

O mesmo fez o Procurador Cristovam Pontes de Moura, Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre - APEAC, ao falar que o período de estágio na PGE, sob a orientação da Procuradora Sárvia Silvana dos Santos Lima, foi o mais proveitoso e significativo para sua carreira. "Aproveitem o privilégio de aprender com os melhores juristas do Acre, que são os Procuradores do Estado", disse aos estagiários.


Roberto Barros e Cristovam Moura partilham experiências como ex-estagiários.

Na ocasião, também foi lançado o Manual do Estagiário, um compendio do regulamento de estágio elaborado pelo Centro de Estudos Jurídicos, sob a chefia da Procuradora Caterine Vasconcelos de Castro.

Caterine explica que o novo regulamento foi baixado pelo procurador-geral do Estado após um período de amadurecimento e de adaptação à Lei nº 11.788/08 que estabelece novas regras quanto à auxilio transporte, recesso e redução de jornada em época de prova, entre outras. “O Manual traz orientações das obrigações e deveres, tanto do estagiário, quanto do orientador e procurador do Estado. O Cejur tem essa aproximação com os estagiários para melhor orientar a atividades deles dentro da Instituição e contribuir para sua formação profissional”, diz a Procuradora.

A partir de junho o Cejur realizará reuniões mensais com estagiários e Procuradores.


Com informações da Coordenadoria de Divulgação da PGE/AC.

Nenhum comentário: