Na sessão desta quinta-feira (10), o Plenário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região apreciou os nomes indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e votou a composição da lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de Desembargador daquela Corte, sediada em Brasília, com competência em todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste (à exceção do Mato Grosso do Sul), além de Bahia, Piauí e Minas Gerais. A vaga é decorrente da aposentadoria do Desembargador Carlos Fernando Mathias de Souza.
O candidato que representa o Acre, Gerson Ney Ribeiro Vilela Junior, Procurador do Estado, foi o 2º mais votado, com 19 votos, ficando à frente de concorrentes de Estados como Distrito Federal, Minas Gerais e Amazonas.
“A Região Norte não tem representantes no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e é uma honra colocar meu nome à disposição do Acre para tentar quebrar esse paradigma”, afirmou Vilela.
A votação foi acompanhada pelos Procuradores do Estado João Paulo Setti Aguiar (Conselheiro Seccional da OAB/AC), indicado para representar a Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC), Leandro Rodrigues Postigo e Roberto Ferreira da Silva, Procurador Regional do Estado do Acre em Brasília, que imediatamente comunicaram, por telefone, o resultado ao Presidente da APEAC, Cristovam Pontes de Moura.
João Paulo, Gerson Vilela, Roberto Ferreira e Leandro Postigo.
Em seguida, a lista tríplice será encaminhada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que a nomeação do novo Desembargador Federal seja feita pela Presidente da República, Dilma Roussef.
Gerson Vilela é graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1989) e especialista em Direito Público pela pela Faculdade Integrada de Pernambuco - FACIPE (2005). Concluiu, também, curso oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Acre (1998). Trata-se de jurista notável, advogado extremamente qualificado, e conhecedor dos problemas do Estado e de seu sistema de defesa, que é a Advocacia Pública, fato que se evidencia durante sua exitosa atuação como Procurador do Estado do Acre, cargo que ocupa desde 1998, tendo exercido várias funções na área contenciosa e de consultoria, em praticamente todas as Especializadas da Instituição, destacando-se por seu conhecimento técnico, habilidade para conciliação de conflitos e espírito público. Ao todo, conta com 20 anos de advocacia, dos quais 8 no Estado de Mato Grosso e 12 no Estado do Acre, tendo prestado relevantes serviços à Justiça e à sociedade. Além disso, Gerson Vilela integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Acre como juiz da classe de advogado no biênio 2002/2004, oportunidade em que foi eleito para Dirigir a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AC), e exerceu, em 2007, o cargo de Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre - PROCON/AC. Atuou, ainda, como Presidente da Comissão do Advogado Público (2008-2009) e membro da Comissão de Defesa do Consumidor (2007) na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre.
A APEAC parabeniza seu associado, que também exerce a função de Vice-Presidente da entidade, pela vitória, fruto de um trabalho ousado e incansável, e o compartilha com todos os seus associados, com orgulho de contribuir para que o Acre seja representado, por um Procurador seu, no maior tribunal de segundo grau do país.
Confira os nomes que compõem a lista sêxtupla:
Kassio Nunes Marques (PI) - 21 votos;
Gerson Ney Ribeiro Vilela Junior (AC) - 19 votos;
Silvio de Andrade Abreu Junior (MG) - 14 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário