A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu neste início de semana ofício encaminhado pela Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape) dando apoio aos dois Procuradores que pleiteiam vagas em tribunais superiores.
O vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre, Gerson Ney Ribeiro Vilela Jr., compõe a lista tríplice para uma vaga no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª). A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos Fernando Mathias de Souza.
Por outro lado, o Procurador do Estado do Rio de Janeiro Alde da Costa Santos Júnior foi indicado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na lista tríplice para preencher a vaga do ministro Humberto Gomes de Barros.
As listas seguem para apreciação de Dilma Rousseff que, nos próximos dias, indicará os nomes escolhidos.
No ofício encaminhado na semana passada, a Anape manifesta seu total e irrestrito apoio às indicações dos Procuradores do Estado para o TRF 1ª e o STJ.
Currículos
Gerson Vilela Jr.
Vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre, Gerson Vilela Jr. é graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1989) e especialista em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco (2005). Concluiu, também, curso oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Acre (1998).
É Procurador do Estado do Acre desde 1998, tendo exercido várias funções na área contenciosa e de consultoria, em praticamente todas as especializadas da PGE/AC. Ao todo, conta com 20 anos de advocacia, dos quais oito, em Mato Grosso, e 12, no Acre.
Vilela Jr. também integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Acre como juiz da classe de advogado, no biênio 2002/2004, oportunidade em que foi eleito para dirigir a Escola Judiciária Eleitoral. Em 2007 exerceu o cargo de diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre. Atuou, ainda, como Presidente da Comissão do Advogado Público (2008-2009) e membro da Comissão de Defesa do Consumidor (2007) na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre.
Alde da Costa Santos Júnior
Graduado pela Universidade de Brasília (UNB) em 1987, Alde exerce a advocacia em Brasília, notadamente perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Distrito Federal - integrando a Comissão de Seleção e Prerrogativas e o Tribunal de Ética e Disciplina. Na qualidade de representante da Confederação Nacional de Indústria, compôs o Conselho de Contribuintes do Ministério Fazenda.
Integra a PGE do Rio de Janeiro desde 1995, sempre lotado na representação da PGE na Capital Federal. Com relação ao STJ, sua atuação antecede ao seu ingresso na advocacia pública, lá atuando praticamente desde a instalação da Corte, que se deu com a Constituição Federal de 1988. Participou e ainda atua em inúmeras causas de altíssima relevância, tanto política quanto econômica, para o Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornalismo da ANAPE
Nota da APEAC: A APEAC também enviou ofícios em apoio a Gerson Vilela para a Presidência da República e autoridades diretamente ligadas a ela, bem como a parlamentares e entidades co-irmãs.