quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conselho Deliberativo da ANAPE se reúne em Goiás

Evento ocorrerá no Dia do Procurador do Estado do Acre


O Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (ANAPE) vai se reunir extraordinariamente em 29 de abril, em Goiânia, Goiás.
Na pauta, a atualização e discussão de novas ações para a defesa dos direitos e prerrogativas da categoria perante o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Também serão analisadas as estratégias sobre a política de honorários advocatícios e debatido um programa de incremento das filiações junto às associações estaduais. “Vamos aproveitar a ocasião para discutir a proposta de criação do Dia Nacional do Procurador do Estado”, ressalta o presidente da Anape, Juliano Dossena, que convocou a reunião extraordinária junto com o Presidente em Exercício do Conselho Deliberativo Elias Lapenda Sobrinho.

No mesmo dia, às 19 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, será realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG).

A Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC) se fará presente por meio do Presidente Cristovam Pontes de Moura, que também exerce o cargo de Vice-Presidente Norte da entidade nacional. Curiosamente, a data do encontro coincidirá com o Dia do Procurador do Estado do Acre, 29 de abril.


SERVIÇO

- O quê: reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Anape

- Quando: sexta-feira, 29 de abril de 2011, às 9h

- Onde: sala de sessões plenárias da Seccional Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil - Rua 1.121, Nº 200, Setor Marista, Goiânia, Goiás. Telefone (62) 3238-2000.

terça-feira, 19 de abril de 2011

APEAC e PGE entregam donativos para os desabrigados da cheia do Rio Acre

A união dos servidores da Procuradoria Geral do Estado e dos membros da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC) possibilitou a entrega de centenas de donativos na tarde desta segunda-feira, 19, no Comando-Geral da Polícia Militar, para serem entregue as famílias desabrigadas por causa da cheia o Rio Acre.


Procurador João Paulo Setti representou a APEAC e a PGE.


A ação solidária da PGE e da APEAC busca amenizar o sofrimento dos milhares de acreanos desabrigados que estão alojados temporariamente nos Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. O foco principal da arrecadação ficou destacada através da doação de colchões, lençóis, leite em pó, fraldas, produtos de higiene pessoal e até mesmo um geladeira.


O Procurador do Estado João Paulo Setti, Diretor de Convênios da APEAC, representou todos os Procuradores e servidores da PGE na entrega dos donativos.


A defesa Civil informa que quem ainda quiser fazer alguma doação, favor se dirigir-se ao Comando-Geral da PM e fazer a entrega do donativo.

Fonte: Coordenadoria de Divulgação da PGE/AC.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ação da PGE garante continuação do projeto “Depoimento sem Dano”

Medida reforça protagonismo da carreira e interface da PGE com demais Poderes


A atuação da Procuradoria-Geral do Estado do Acre permitiu a continuação do projeto “depoimento sem dano” pelo Poder Judiciário do Acre, que consiste na participação de Psicólogos na inquirição de crianças e adolescentes vítimas de violência, e é conduzido pelos Juizados da Infância e da Juventude.



Procurador Armando Melo atuou no processo.


Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (Resolução n. 010/2010) havia impedido a participação dos Psicólogos em tal procedimento, o que inviabilizava a execução do projeto. O Estado do Acre, por meio da PGE, ajuizou ação perante a Justiça Federal e obteve decisão liminar favorável concedida pelo Juiz Federal Marcelo Eduardo Rossito Basseto, em que foi determinado ao Conselho Regional de Psicologia do Acre que se abstenha de aplicar qualquer penalidade aos Psicólogos que participarem de inquirição de crianças e adolescentes no projeto “Depoimento sem dano”.


Foi determinada ainda a suspensão de quaisquer procedimentos administrativos, inclusive notificações, eventualmente expedidas pelo CRP a título de cumprimento da Resolução 010/2010.

Somente em 2010, enquanto era permitida a participação de psicólogos, foram prestados 384 depoimentos com o auxílio de tais profissionais, apenas em Rio Branco. Em 2011, já estão previstos 60 depoimentos apenas nos Juizados da Infância e da Juventude de Rio Branco, que agora poderão ser realizados com o auxílio de Psicólogos.

“Cuida-se de decisão muito importante para o Estado do Acre, porquanto assegura a continuação de projeto que é essencial à atividade dos Juizados da Infância e da Juventude, permitindo que a inquirição de crianças e adolescentes em situação de violência seja realizada com técnicas humanizadoras da Psicologia Infantil, evitando o desgaste do menor que prestará depoimento perante os atores do processo. Com essa decisão, a PGE ratifica, mais uma vez, sua prioridade na defesa do interesse público”, disse o Procurador do Estado Armando Melo, que ajuizou a referida ação.

MP enfatiza a contribuição de psicólogos para a justiça

O Procurador de Justiça Carlos Maia, Coordenador da Defesa da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual, enfatiza que “é inegável que os psicólogos é quem efetivamente deverão estar na linha de frente da execução desse tipo de intervenção, utilizando-se de princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência da Psicologia, facilitando e servindo como interface entre a criança ou adolescente, testemunha ou vítima de violência ou abuso sexual, e os operadores do Direito (Juiz, Promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador ou advogado), diante da inabilidade destes profissionais em exercer este papel, já que é praticamente unânime a preocupação de todos os segmentos profissionais com relação à não-revitimização de crianças e adolescentes que são inquiridos inúmeras vezes nos feitos judiciais”.

Juiz destaca a importância do projeto para solucionar os casos

O Juiz de Direito Romário Divino Faria, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco destacou a importância do projeto para solucionar os casos. “Este tipo de depoimento é menos invasivo e traumático. Ela já está traumatizada e não quer reviver aquele momento várias vezes na frente de vários inquiridores”, afirmou em entrevista a Agência Brasil no ano passado.

O magistrado afirmou ainda que um dos casos que mais evidenciaram a importância do método foi o de uma menina de 5 anos que sofria abuso por parte do padrasto. “Ele tocava em suas partes íntimas. Tentamos primeiro o método antigo, mas a menina ficou bloqueada e não falou. Com o depoimento sem dano a criança conseguiu se expressar”.


Fonte: Coordenadoria de Divulgação da PGE/AC.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Procuradoras são empossadas no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Procuradoras Sárvia Lima e Eliza Schettini Viana representarão a sociedade civil

No último dia 29 de março, o Vice-Governador César Messias empossou as Procuradoras Sárvia Silvana dos Santos Lima e Maria Eliza Schettini Viana no cargo de Conselheiras do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, representantes da sociedade civil.


Na ocasião, a Procuradora Sárvia Lima foi convidada para compor a mesa de honra, em que proferiu discurso aplaudidíssimo, exaltando a necessidade de formular e executar políticas, particularmente na área da promoção e da proteção das minorias, ante a adoção do princípio de que a eficácia das ações públicas depende não apenas do trabalho dos diferentes níveis e esferas governamentais, mas, sobretudo, da sociedade civil, destacando também que “o novo perfil da política está irreversivelmente permeado da descentralização e da participação paritária da cidadania, por meio de diversos órgãos incumbidos de ações, representando um desafio a exigir o estabelecimento de prioridades e a combinação de esforços que tenham sempre em mira os direitos da mulher”.


A Associação dos Procuradores do Estado do Acre - APEAC parabeniza as colegas pela indicação, fruto da confiança em seus trabalhos individuais, somados à credibilidade da atuação da Procuradoria-Geral do Estado como viabilizadora de políticas públicas.


Fonte: Coordenadoria de Divulgação da PGE/AC.