Procuradoria é parceira do projeto.
Foi lançada, nesta quinta-feira, 4, no Mercado Velho, o programa Floresta Digital, que fará do Acre o primeiro Estado com todos os municípios com acesso livre à internet até o final do ano. Na cerimônia, o governador anunciou a distribuição de netbooks para todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio e o repasse de antenas de captação do sinal livre à organizações não-governamentais. O evento contou com a participação do Presidente da APEAC Cristovam Pontes de Moura, do Vice-Presidente Gerson Ney R. Vilela Jr., da Procuradora-Geral do Estado Nazareth Araújo Lambert e dos Procuradores Armando Melo, Mayko Figale Maia e Rodrigo Neves, este último colaborador direto da elaboração do projeto.
Procuradores postaram e twittaram em tempo real
Desde o ano passado que em alguns pontos da capital, como a Arena da Floresta, Praça da Biblioteca e o Mercado Velho, vêm sendo possível acessar gratuitamente a Internet. A partir do lançamento do programa, 100 pontos de Rio Branco estarão iluminados com o sinal e as pessoas poderão utilizar o computador portátil e acessar a rede mundial de computadores. O órgão responsável pelo programa é a Secretaria da Gestão Administrativa, que coordena a Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), gestora da política de universalização do acesso aos serviços públicos básicos aos habitantes da região.
Neste primeiro momento, a nuvem de internet está cobrindo 80% da cidade de Rio Branco. Pontos de acesso são os espaços públicos como os parques da Maternidade e do Tucumã, escolas de todos os níveis de ensino, Fundação Hospitalar, e Unidades de Pronto Atendimento. A política de inclusão digital inclui ainda a disponibilização de vários pontos. Na Biblioteca Pública, por exemplo, são 80 equipamentos. Todas as cidades do Acre contam com as Comunidades Digitais, centros de inclusão com computadores e acesso franqueado à internet.
O Floresta Digital conta com recursos da agência americana United States Trade and Development Agency (USTDA), do Tesouro Estadual e do Banco Mundial. A USTDA financiou o estudo de viabilidade técnica do projeto. A assinatura do convênio entre Governo do Estado e USTDA foi realizada em Brasília no dia 18 de setembro de 2008. O Floresta Digital está levando a tecnologia da informação – e com ela vários serviços de Governo com a OCA a partir do conhecimento adquirido do Estado e suas características.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário